ALGUNS prêmios
ALGUNS prêmios
ALGUNS
prêmios

O ARTISTA
René Loui (Juiz de Fora/MG, 1991) é artista transdisciplinar, produtor, pesquisador e docente residente em Natal/RN. Sua prática atravessa dança, teatro, performance, literatura, fotografia e audiovisual, com foco em processos de criação híbridos, acessibilidade como linguagem estética e política, e pedagogias críticas alinhadas a epistemologias do corpo, estudos da deficiência, poéticas do dissenso e perspectivas decoloniais. É mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020), bacharel em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013) e professor da Licenciatura em Dança da UFRN.
Cofundador e diretor artístico do Coletivo CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas, é idealizador da Dança-Tragédia, metodologia que tensiona estigmatização, desumanização e invisibilidade por meio das potências criativas de corpos dissidentes. Com o CIDA, criou 10 obras cênicas, publicou um livro-dança acessível em múltiplos formatos, participou de 11 residências nacionais e internacionais e circulou por mais de 20 estados brasileiros, além de países como Equador, Argentina, Chile, Portugal, França, Suíça e Índia.
É co-idealizador da Casa Tomada (Natal/RN), sede criativa e operacional do Coletivo CIDA, e do Festival Casa Tomada, dedicado a práticas plurais, hibridismos e acessibilidade nas artes do corpo. Sua trajetória inclui atuação em companhias referências em dança inclusiva, como a Ekilibrio Cia de Dança (Juiz de Fora/MG) e a Cia. Giradança (Natal/RN). Em residências internacionais, trabalhou em 2015 com o Grupo Dançando com a Diferença (Ilha da Madeira/Portugal) desenvolvendo o espetáculo Etéreo e, em 2018, com a Cie Autotrophe (Genebra/Suíça), colaborando na criação do espetáculo LAPS. Em 2019, durante residência artística na Odisha Biennale (Bhubaneshwar/Índia), trabalhou em colaboração com a coreógrafa Masako Ono
(Japão), atuando como assistente coreográfico e intérprete-criador na montagem do espetáculo Borderline. Ao longo desses anos, com essas e outras experiências, René consolidou práticas baseadas na composição em tempo real, na criação coletiva, na radicalidade da diferença e aprofundou pesquisas sobre acessibilidade e corporeidades dissidentes.
Seus projetos e criações foram contemplados por mais de 40 premiações, editais e convites, entre eles: Conexão Brasil Intercâmbios (2014/2015), Prêmio Klaus Vianna (2015), Overseas Culture Interchange (2016/2018); foi o único artista brasileiro selecionado para a Odisha Biennale (Índia, 2019); recebeu o Prêmio Funarte Acessibilidança (2020/2021), o Prêmio Sesc de Artes Cênicas (2022) e o Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro (2022); integrou delegações oficiais do MICA (Argentina, 2023) e do MICSUR (Chile, 2024) como artista convidado da OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos; foi contemplado com a Bolsa Funarte e Aliança Francesa Brasil-França (2022) e, mais recentemente, com a Bolsa Funarte Brasil–França (2025).
É autor do livro acessível Dança – Residências Artísticas e Composição em Tempo Real (Itaú Cultural/SEBRAE-RN), resultado de sua pesquisa de mestrado, e atualmente desenvolve o livro Dança-Tragédia, obra que sistematiza a metodologia criada ao longo da trilogia: Corpos Turvos (Prêmio Funarte Dança Acessível, 2021), Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é o Meu Nome (Prêmio Sesc de Artes Cênicas, 2022) e Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão (Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro, 2022). A trilogia passou por palcos como o Sesc Copacabana (RJ), Sesc Santo Amaro (SP), Cine Theatro Central (MG), e participou de festivais como Festival Internacional de Dança de Recife, Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Festival Internacional Casa da Ribeira, Festival Casa Tomada e a Mostra Internacional de Dança de São Paulo, a convite do Itaú Cultural.
Em 2025, realiza a residência internacional Vigil Torporosa – As danças que não dancei para minha mãe, com apoio da Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 – Temporada Cultural Brasil-França, que resultará no novo espetáculo do Coletivo CIDA, com estreia prevista para novembro de 2025.
THE ARTIST
René Loui (Juiz de Fora/MG, 1991) is a transdisciplinary artist, producer, researcher, and professor based in Natal/RN, Brazil. His practice spans dance, theater, performance, literature, photography, and audiovisual arts, with a focus on hybrid creative processes, accessibility as an aesthetic and political language, and critical pedagogies aligned with body epistemologies, disability studies, poetics of dissent, and decolonial perspectives. He holds a Master’s degree in Performing Arts from the Federal University of Rio Grande do Norte (2020) and a Bachelor’s degree in Arts and Design from the Federal University of Juiz de Fora (2013), and is a professor in the Dance Licentiate program at UFRN.
He is the co-founder and artistic director of Coletivo CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas, and the creator of Dança-Tragédia, a methodology that challenges stigmatization, dehumanization, and invisibility through the creative power of dissident bodies. With CIDA, he has created 10 stage works, published an accessible dance book in multiple formats, participated in 11 national and international residencies, and toured more than 20 Brazilian states, as well as countries including Ecuador, Argentina, Chile, Portugal, France, Switzerland, and India.
He is the co-creator of Casa Tomada (Natal/RN), the creative and operational headquarters of Coletivo CIDA, and of the Festival Casa Tomada, dedicated to plural practices, hybridisms, and accessibility in the performing arts. His trajectory includes work with renowned inclusive dance companies such as Ekilibrio Cia de Dança (Juiz de Fora/MG) and Cia. Giradança (Natal/RN). In international residencies, he worked in 2015 with the Grupo Dançando com a Diferença (Madeira Island/Portugal), developing the performance Etéreo, and in 2018 with Cie Autotrophe (Geneva/Switzerland), collaborating on the creation of the performance LAPS. In 2019, during an artistic residency at the Odisha Biennale (Bhubaneshwar/India), he worked in collaboration with Japanese choreographer Masako Ono, serving as choreographic assistant and performer-creator in the production of Borderline. Over the years, through these and other experiences, René has consolidated practices based on real-time composition, collective creation, the radicality of difference, and deepened research on accessibility and dissident corporealities.
His projects and creations have been recognized with more than 40 awards, grants, and invitations, including: Conexão Brasil Intercâmbios (2014/2015), Prêmio Klaus Vianna (2015), Overseas Culture Interchange (2016/2018); he was the only Brazilian artist selected for the Odisha Biennale (India, 2019); received the Funarte Acessibilidança Award (2020/2021), the Sesc Performing Arts Award (2022), and the Funarte Theater Incentive Award (2022); joined official delegations to the MICA (Argentina, 2023) and MICSUR (Chile, 2024) as a guest artist of the OEI – Organization of Ibero-American States; and was awarded the Funarte and Alliance Française Brazil-France Grant (2022), as well as the Funarte Brazil–France Grant (2025).
He is the author of the accessible book Dance – Artistic Residencies and Real-Time Composition (Itaú Cultural/SEBRAE-RN), the result of his master’s research, and is currently developing Dança-Tragédia, a book that systematizes the methodology created throughout the trilogy: Corpos Turvos (Funarte Accessible Dance Award, 2021), Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é o Meu Nome (Sesc Performing Arts Award, 2022), and Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão (Funarte Theater Incentive Award, 2022). The trilogy was presented on stages such as Sesc Copacabana (RJ), Sesc Santo Amaro (SP), Cine Theatro Central (MG), and featured in festivals including the Recife International Dance Festival, Nordestino Theater Festival of Guaramiranga, International Festival Casa da Ribeira, Festival Casa Tomada, and the São Paulo International Dance Showcase, by invitation of Itaú Cultural.
In 2025, he is conducting the international residency Vigil Torporosa – The Dances I Didn’t Dance for My Mother, supported by the Funarte Brazil International Connections 2025 – Brazil-France Cultural Season, which will culminate in the new production by Coletivo CIDA, with its premiere scheduled for November 2025.
ALGUNS
prêmios
2016/2017
– Overseas Culture Interchange – Genebra/Suíça
2018
– Cena Processo – Natal/RN
– Edital Arte Londrina 7 – Londrina/PR
2019
– Prêmio Conexão Elefante Cultural – Natal/RN
– Bienal do Sertão – Teresina/PI
– Edital Lenício Queiroga – Apoio à Circulação – Natal/RN
– Edital João Maria Pinheiro – Apoio à Formação/Pesquisa – Natal/RN
2020
– Lei Aldir Blanc - Manutenção de Espaços Culturais - Natal/RN
– Lei Aldir Blanc - Eixo 2 – Da Democratização, do Acesso, Acessibilidade e Sustentabilidade - Natal/RN
– Lei Aldir Blanc - Eixo 3 – Da Formação - Natal/RN
– Lei Aldir Blanc - Eixo 4 – Da Gestão, Fomento e do Financiamento - Natal/RN
– Lei Aldir Blanc - Eixo 5 – Do Livro e da Leitura - Natal/RN
– Lei Aldir Blanc - Eixo 6 – Do Fomento à Economia Criativa - Natal/RN
– Lei Aldir Blanc - Chamada Pública 09: Arte e Criança - Natal/RN
– Lei Aldir Blanc - Fomento à Cultura Potiguar - Natal/RN
– Lei Aldir Blanc - Concurso Público para Seleção de Projetos Culturais Referentes à Diversidade Sócio-humana - Natal/RN
– Lei Aldir Blanc - Programa de Apoio a Microprojetos Culturais - Natal/RN
– Lei Aldir Blanc - Concurso Público para Seleção de Projetos Culturais Integrados e Economia Criativa - Natal/RN
– Lei Aldir Blanc - Formação e Pesquisa - Troca de Saberes a Distância - Natal/RN
2021
– Programa Cultural Djalma Maranhão – Natal/RN
– Economia Criativa – SEBRAE/RN
– Prêmio Funarte Circulação das Artes – Centro-Oeste – Campo Grande/MS
– Prêmio Funarte Acessibilidança – Rio de Janeiro/RJ
2022
– Prêmio Sesc de Artes Cênicas – Nacional
– Bolsa Funarte + Aliança Francesa – Residência Brasil/França
– Edital Sesc RJ Pulsar (2022/2023) – Rio de Janeiro
2023
– Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro – Rio de Janeiro/RJ
– Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança – Rio de Janeiro/RJ
– MICA – Mercado de Indústrias Culturais Argentinas – Buenos Aires/Argentina
– LPG / Natal - Oficina Práticas Performativas na Dança
– LPG / Natal - 9ª Edição do Festival Casa Tomada
– LPG / Natal - Livro Acessível Dança-Tragédia
– LPG / RN - Edital de Seleção de Projetos Multiculturais - Fruição e Circulação Dança - Linha 1 e Linha 2
– LPG / RN - Edital de Seleção de Projetos Multiculturais - Apoio a Espaços Culturais Dança
– LPG / RN - Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual - Produção de Outros Formatos Audiovisuais
– LPG / RN - Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual - Festival de Cinema.
2024
– Aprovação na PNAB - N° 012/2024 – SELEÇÃO PÚBLICA FOMENTO À CULTURA
– Micsur – Mercado de Industrias Culturales del Sur - Santiago/Chile
2025
– Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 Temporada Cultural Brasil-França: Participação em Eventos
SOME
AWARDS
RESIDÊNCIAS
ARTÍSTICAS
Artistic Residency Overseas Culture Interchange 2016 - Genebra / Suíça -
Residência de Criação Autotrophe 2018 - Genebra / Suíça -
Residência Artística Internacional OCA 2018 - Brasília / DF -
Residência Nu Escuro 2018 - Natal / RN -
Residência Nu Escuro 2018 - Brasília / DF -
Residência Artística Odisha Biennale 2019 - Bhubaneswar / Índia -
Residência Artística Práticas Performativas na Dança 2021 - Natal / RN -
Residência Artística Aliança Francesa 2023 - Brasil e França -
Residência Artística Vozes do Corpo 2024 - São Paulo / SP -
Residência Artística Práticas Performativas na Dança 2024 - Natal / RN -
Residência Internacional de criação Vigil Torporosa – As danças que não dancei para minha mãe 2025 - Paris/França -
ARTISTIC RESIDENCES
ALGUNS
FESTIVAIS
2016
– Festival Internacional Cena Cumplicidades – Recife/PE e João Pessoa/PB
– Mostra Solo de Quintal – Dourados/MS
– Semana Pra Dança – Campo Grande/MS
– Festival Mova-se – Solos, Duos e Trios – Manaus/AM
2017
– Dançando nas Dunas – Natal/RN
– Festival O Mundo Inteiro é Um Palco – Natal/RN
– Mostra Dragão do Mar – Canoa Quebrada/CE
– MARTE – Mostra de Artes Teatrais Integradas – João Pessoa/PB
– Encontro Internacional de Dança – Natal/RN
2018
– Mostra CCBNB – Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza/CE
– Festival Palco Preto – Recife/PE
– Dance Fest – Genebra/Suíça
– Fête de La Danse – Lugano/Suíça
– Tanz Fest – Bern/Suíça
– Foudation L’Abril – Genebra/Suíça
– TOPIC – Espace d’Art Indépendant – Genebra/Suíça
– VIII Mostra de Performance – Salvador/BA
– Conecta México – Natal/RN
– Sonora Festival – Natal/RN
2019
– Encontro Internacional de Dança – Natal/RN
– Odisha Biennale – Bhubaneswar/Índia
– Campanha de Popularização do Teatro e da Dança – Juiz de Fora/MG
– SEMANAU – UFERSA – Pau dos Ferros/RN
– Arte em Trânsito – Juiz de Fora/MG
– Burburinho Festival de Artes – Natal/RN
2020
– Cuerpa Jornadas de Performance – Quito/Equador
– Festival Funarte – Acessibilidança Virtual – Rio de Janeiro/RJ
– Festival Arte Como Respiro – Itaú Cultural – São Paulo/SP
– Mostra Investigativa de Dança – São Luís/MA
2021
– 4ª Mostra Virtual Dança Agora – Itaú Cultural – São Paulo/SP
– Mostra de Dança Roosevelt Pimenta – Natal/RN
2022
– Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha – Itajaí/SC
– Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – Guaramiranga/CE
– Encontro Internacional de Artes Cênicas do Rio Grande do Norte – Natal/RN
– 16ª Primavera dos Museus – Campo Grande/MS
2023
– Festival Mais Mulheres na Cultura – Natal/RN
– 6ª Mostra de Dança Itaú Cultural – São Paulo/SP
2024
– MIDsp - Mostra Internacional de Dança de São Paulo - São Paulo/SP
– Festival Ocupa Dança 2024 - Juiz de Fora/MG
– Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga - Guaramiranga/CE
– Festival Internacional de Dança de Recife - Recife/PE
– Festival Casa Tomada - Natal/RN
– Festival Internacional Casa da Ribeira – Natal/RN