ALGUNS prêmios
ALGUNS prêmios
ALGUNS
prêmios
Insanos e
Beija-Flores a Dois Metros do Chão
Uma obra ficcional e autobiográfica, livremente inspirada nas obras de Arthur Bispo do Rosário
Insane and Hummingbirds
Two Meters Above the Ground
A fictional and autobiographical work, freely inspired by the works of Arthur Bispo do Rosário.
Sinopse
Encerrando o percurso da Trilogia em Dança-Tragédia, Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão mergulha em uma ficção coreográfica atravessada por vivências autobiográficas e arquivos do corpo. A obra parte da imagem de seis indivíduos confinados há sete anos no porão do antigo Hospício da Praia Vermelha — espaço-limite entre contenção e delírio, memória e esquecimento, arte e abjeção.
Inspirada livremente na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário — homem preto, nordestino, artista plástico considerado gênio por uns e insano por outros —, a obra constrói uma dramaturgia fragmentada que questiona o pensamento eugênico, os dispositivos de silenciamento e os abismos entre criação e marginalidade.
Insanos não busca representar Bispo, nem dramatizar sua biografia. Seu gesto é outro: ecoar as potências e dilemas que sua obra suscita nos corpos pluriétnicos e dissidentes em cena. Cada intérprete-criador dança suas próprias interdições, compondo uma paisagem de ruína e reinvenção onde o delírio vira linguagem e a exclusão se converte em presença radical.
Entre murmúrios e explosões, entre a clausura e o voo, Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão é uma ode à loucura como campo de criação e à arte como território de insubmissão.
Synopsis
Closing the path of the Dance-Tragedy Trilogy, Madmen and Hummingbirds Two Meters Above the Ground plunges into a choreographic fiction interwoven with autobiographical experiences and body archives. The work begins with the image of six individuals confined for seven years in the basement of the former Praia Vermelha Asylum — a liminal space between containment and delirium, memory and oblivion, art and abjection.
Freely inspired by the life and work of Arthur Bispo do Rosário — a Black man from the Brazilian Northeast, a visual artist considered a genius by some and insane by others — the piece builds a fragmented dramaturgy that questions eugenic thought, mechanisms of silencing, and the chasms between creation and marginalization.
Madmen does not seek to represent Bispo or dramatize his biography. Its gesture is another: to echo the powers and dilemmas his work evokes in the pluriethnic and dissident bodies on stage. Each performer-creator dances their own interdictions, composing a landscape of ruin and reinvention where delirium becomes language and exclusion is transformed into radical presence.
Between murmurs and explosions, between confinement and flight, Insane and Hummingbirds Two Meters Above the Ground is an ode to madness as a field of creation and to art as a territory of insubordination.
Informações
Information
Classificação Indicativa: Auto Classificação 16 anos (A16)
Duração: 46 minutos
Espetáculo na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=dFG83Q1P_iM
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=Oy0U1-QJOas&t=4s
Duration: 65 minutes
Age Rating: Self-rated 14+ (A14)
Full Performance: https://youtu.be/a_BK--qr6qU
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=hS5BGdLIbCw
Ficha Técnica
Concepção, Direção Coreográfica e Direção Artística: René Loui
Interlocução Coreográfica e Dramatúrgica: Jussara Belchior
Intérpretes Criadores: Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araujo, Pablo Vieira, René Loui e Rozeane Oliveira
Captação e Operação de Som: De Oliveira Produções Musicais
Trilha Sonora Original: René Loui e Fabián Avilla Elizalde
Acessibilidade: Coletivo CIDA
Roteiro, Tradução e Interpretação para LIBRAS: Sarah Lee / Brígida Paiva / Edécio Karam
Roteiro Audiodescrição: Arthur Moura e René Loui
Locução Audiodescrição: Nara Kelly
Audiovisual: Coletivo CIDA
Captação de Imagens e Edição: Wallace Santos
Imagens de Divulgação: Brunno Martins e Renato Mangolin
Web Designer e Identidade Visual: René Loui
Designer e Operação de Iluminação: Leila Bezerra
Produção Executiva e Coordenação Financeira: Arthur Moura
Produção Geral: René Loui
Assessoria de Comunicação: Cecília Oliveira
Elaboração de Projeto: Arthur Moura e René Loui
Prêmios da Trilogia: Prêmio Funarte - Dança Acessível - Acessibilidança 2021, Prêmio Sesc de Artes Cênicas 2022, pelo Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro 2022, Edital Sesc Pulsar 2022 e pelo Prêmio Funarte Circulação das Artes - Edição Centro-Oeste
Patrocínios de Criação: Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2021, Prêmio Sesc de Artes Cênicas 2022 e Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro
Realização: Coletivo CIDA
Credits
Concept, Choreographic Direction, and Artistic Direction: René Loui
Choreographic and Dramaturgical Interlocution: Jussara Belchior
Performer-Creators: Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araujo, Pablo Vieira, René Loui, and Rozeane Oliveira
Sound Recording and Operation: De Oliveira Produções Musicais
Original Soundtrack: René Loui and Fabián Avilla Elizalde
Accessibility: Coletivo CIDA
LIBRAS Script, Translation, and Interpretation: Sarah Lee / Brígida Paiva / Edécio Karam
Audiodescription Script: Arthur Moura and René Loui
Audiodescription Voiceover: Nara Kelly
Audiovisual: Coletivo CIDA
Image Capture and Editing: Wallace Santos
Promotional Images: Brunno Martins and Renato Mangolin
Web Designer and Visual Identity: René Loui
Lighting Design and Operation: Leila Bezerra
Executive Production and Financial Coordination: Arthur Moura
General Production: René Loui
Press Office: Cecília Oliveira
Project Development: Arthur Moura and René Loui
Trilogy Awards: Funarte Accessible Dance Award – Acessibilidança 2021, Sesc Performing Arts Award 2022, Funarte Theater Stimulus Award 2022, Sesc Pulsar Call 2022, and Funarte Arts Circulation Award – Midwest Edition
Creation Sponsorship: Funarte Virtual Acessibilidança Festival Award 2021, Sesc Performing Arts Award 2022, and Funarte Theater Stimulus Award 2022
Produced by: Coletivo CIDA



