ALGUNS prêmios
ALGUNS prêmios
ALGUNS
prêmios
Corpos Turvos
A primeira obra da Trilogia
em Dança-Tragédia
Turbid Bodies
The first work of the
Dance-Tragedy Trilogy
Sinopse
Corpos Turvos é o primeiro gesto da Trilogia em Dança-Tragédia, projeto desenvolvido pelo Coletivo CIDA sob direção de René Loui, com interlocução dramatúrgica de Jussara Belchior. Sua pesquisa tem início em 2019, durante uma residência artística na Odisha Biennale, na Índia, onde a obra se delineia como um solo em processo, ainda em estado bruto.
Com a irrupção da pandemia, a criação sofre um deslocamento radical: o que seria um corpo só torna-se um corpo plural — e turvo. A peça migra para o audiovisual, atravessando confinamentos e redes, até reencontrar o espaço cênico presencial como um organismo coletivo, disforme e insurgente.
Corpos Turvos não é uma narrativa sobre superação, mas um manifesto sobre a instabilidade da carne, a violência da normatividade e a insistência em existir apesar de tudo. A obra convoca corpos não-hegemônicos a dançar a partir do que ainda vibra — mesmo fraturado, mesmo suspenso.
Acessibilidade não aparece como suplemento, mas como camada dramatúrgica incorporada. Gestos interrompidos, presenças hesitantes, falas que falham e imagens que se dissolvem compõem uma escritura cênica que problematiza “quem tem o direito de aparecer?”
“De se mover?” “De permanecer?”
Corpos Turvos não busca resposta.
É um estado. Um ruído.
Uma dança à beira do apagamento que, ainda assim, insiste em se fazer presença.
Synopsis
Turbid Bodies is the first gesture of the Dance-Tragedy Trilogy, a project developed by Coletivo CIDA under the direction of René Loui, with dramaturgical interlocution by Jussara Belchior. Its research began in 2019, during an artistic residency at the Odisha Biennale in India, where the work took shape as a solo in process, still in a raw state.
With the outbreak of the pandemic, the creation underwent a radical displacement: what was to be a single body became a plural — and murky — body. The piece migrated to audiovisual, crossing confinements and networks, until it once again encountered the physical stage space as a collective, shapeless, and insurgent organism.
Murky Bodies is not a narrative of overcoming, but a manifesto on the instability of flesh, the violence of normativity, and the insistence on existing despite everything. The work calls on non-hegemonic bodies to dance from what still vibrates — even fractured, even suspended.
Accessibility does not appear as a supplement, but as an incorporated dramaturgical layer. Interrupted gestures, hesitant presences, faltering speech, and dissolving images compose a scenic writing that questions: “Who has the right to appear?” “To move?” “To remain?”
Murky Bodies does not seek an answer.
It is a state. A noise.
A dance on the edge of erasure that, nonetheless, insists on making itself present.
Informações
Information
Classificação Indicativa: Auto Classificação 16 anos (A16)
Duração: 42 minutos
Espetáculo na íntegra: https://youtu.be/wweoyUIdrpQ
Versão Audiovisual: https://www.youtube.com/watchv=YM2MW2qVQAM
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=IOEyeLk_k3c
Age Rating: Self-rated 16+ (A16)
Duration: 42 minutes
Full Performance: https://youtu.be/wweoyUIdrpQ
Audiovisual Version: https://www.youtube.com/watch?v=YM2MW2qVQAM
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=IOEyeLk_k3c
Ficha Técnica
Concepção, Direção Coreográfica e Direção Artística: René Loui
Interlocução Coreográfica e Dramatúrgica: Jussara Belchior
Intérpretes Criadores: Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araujo, Pablo Vieira, René Loui e Rozeane Oliveira
Captação e Operação de Som: De Oliveira Produções Musicais
Trilha Sonora Original: René Loui e Fabián Avilla Elizalde
Acessibilidade: Coletivo CIDA
Roteiro, Tradução e Interpretação para LIBRAS: Sarah Lee / Brígida Paiva / Edécio Karam
Roteiro Audiodescrição: Arthur Moura e René Loui
Locução Audiodescrição: Nara Kelly
Audiovisual: Coletivo CIDA
Captação de Imagens e Edição: Wallace Santos
Imagens de Divulgação: Brunno Martins e Renato Mangolin
Web Designer e Identidade Visual: René Loui
Designer e Operação de Iluminação: Leila Bezerra
Produção Executiva e Coordenação Financeira: Arthur Moura
Produção Geral: René Loui
Assessoria de Comunicação: Cecília Oliveira
Elaboração de Projeto: Arthur Moura e René Loui
Prêmios da Trilogia: Prêmio Funarte - Dança Acessível - Acessibilidança 2021, Prêmio Sesc de Artes Cênicas 2022, pelo Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro 2022, Edital Sesc Pulsar 2022 e pelo Prêmio Funarte Circulação das Artes - Edição Centro-Oeste
Patrocínios de Criação: Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2021
Realização: Coletivo CIDA
Credits
Concept, Choreographic Direction, and Artistic Direction: René Loui
Choreographic and Dramaturgical Interlocution: Jussara Belchior
Performer-Creators: Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araujo, Pablo Vieira, René Loui, and Rozeane Oliveira
Sound Recording and Operation: De Oliveira Produções Musicais
Original Soundtrack: René Loui and Fabián Avilla Elizalde
Accessibility: Coletivo CIDA
LIBRAS Script, Translation, and Interpretation: Sarah Lee / Brígida Paiva / Edécio Karam
Audiodescription Script: Arthur Moura and René Loui
Audiodescription Voiceover: Nara Kelly
Audiovisual: Coletivo CIDA
Image Capture and Editing: Wallace Santos
Promotional Images: Brunno Martins and Renato Mangolin
Web Design and Visual Identity: René Loui
Lighting Design and Operation: Leila Bezerra
Executive Production and Financial Coordination: Arthur Moura
General Production: René Loui
Press Office: Cecília Oliveira
Project Development: Arthur Moura and René Loui
Trilogy Awards: Funarte Dance Accessibility Award – Acessibilidança 2021, Sesc Performing Arts Award 2022, Funarte Theater Stimulus Award 2022, Sesc Pulsar Call 2022, and Funarte Arts Circulation Award – Midwest Edition
Creation Sponsorship: Funarte Virtual Acessibilidança Festival Award 2021
Produced by: Coletivo CIDA



